terça-feira, 31 de maio de 2011

Como congelar os alimentos sem estragá-los e outras dicas

Como congelar os alimentos sem estragá-los:


Seja para evitar o desperdício, seja para ganhar tempo, congelar alimentos é uma saída interessante. Mas nem sempre congelamos os alimentos da maneira correta, o que acaba comprometendo o sabor e até mesmo as propriedades nutricionais quando descongelado.

Para ajudar você a não estragar nem a desperdiçar o que vai para o congelador, a reportagem do R7 ouviu dois especialistas no assunto.
De acordo com Alessandra Lopes, professora da faculdade de engenharia de alimentos da USP (Universidade de São Paulo), congelar é o método mais saudável para preservar a comida.
- A degradação dos alimentos é bastante retardada em temperaturas mais baixas. Dentre os métodos de conservação, o congelamento é o que menos ocasiona a perda de nutrientes da comida, porém não a evita.
Alessandra explica que a ação de enzimas presentes nos alimentos - e responsáveis por deteriorá-los - demora mais tempo para acontecer no frio. Já os micro-organismos, também presentes na comida, ficam inativos.
- No freezer, além de ficar em uma temperatura muito baixa, a comida, embaladinha, não é exposta à luz e tem pouco contato com o oxigênio. Esses dois itens também ativam as enzimas.
Mas, não basta apenas colocar o alimento no freezer ou no congelador e achar que ele durará para sempre.
O primeiro passo para congelar corretamente a comida, explica o nutricionista Murilo Dátillo, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), é regular o freezer a 18 ºC negativos.
- Porém a maioria dos aparelhos [congeladores e freezers] atuais só chega até 6ºC negativos. Com isso, a durabilidade de congelamento diminui.

Segundo os dois especialistas, as propriedades nutritivas dos alimentos não são perdidas durante o congelamento. Mas sim durante o aquecimento.

- Um alimento fresco tem, sim, maior valor nutritivo, mas, à medida que o tempo vai passando, esse quadro muda. Já durante o congelamento, essa perda não ocorre porque as enzimas estão inativas.

Vale lembrar também que, na hora de congelar, é melhor optar pelo freezer, que consegue atingir temperaturas mais baixas do que um congelador. Além disso, por ser acoplado à geladeira, o segundo fica exposto às correntes de ar quente.


Cuidados antes de congelar os alimentos

O primeiro cuidado é lembrar que todo alimento a ser congelado deve estar fresco e bem higienizado (caso de frutas e legumes). Melhor ainda se for de boa qualidade. As baixas temperaturas não matam germes nem bactérias que possam estar presentes na comida. Elas apenas os tornam inativos

Alimentos prontos só devem ser congelados em temperatura morna
Observe a embalagem. É fundamental que ela seja impermeável para evitar desidratação, alterações na cor ou na textura original da comida. Também tem de evitar a formação de cristais de gelo e ser perfeitamente vedada, para evitar a passagem de odores

Como perceber se um alimento congelado não está mais saudável

Qualquer alimento que apresente cristais de gelo na embalagem ou “queimaduras” não deve ser consumido
Especificamente as carnes ficam ligeiramente endurecidas quando passam do prazo de validade
Já os vegetais ficam opacos e desbotados. Além disso, sua textura fica com aspecto “mole”
- Os molhos, em geral, começam a absorver muita umidade e ficam com a aparência de “encharcados”

Descongele de maneira saudável

A melhor forma de descongelar um alimento é retirá-lo do freezer e colocá-lo na geladeira

Não aqueça qualquer comida congelada debaixo de água corrente, em temperatura ambiente. Dessa forma, você provocará a perda de alguns nutrientes e comprometerá o sabor do alimento        

Também não deixe nada descongelando ao ar livre, em temperatura ambiente, para que não haja proliferação de bactérias

Vegetais congelados e a maioria dos pratos prontos podem ser diretamente levados ao fogo brando ou ao forno preaquecido, sem preocupações

Lembre-se sempre de que, uma vez descongelado, o alimento não pode ser “recongelado”, ou seja, levado novamente ao freezer

Fonte R7: http://entretenimento.r7.com/receitas-e-dietas/noticias/saiba-como-congelar-os-alimentos-sem-estraga-los-20110517.html

Outras dicas:

Descongelamento de alimentos:
http://www.fazfacil.com.br/manutencao/geladeira_descon.html

Como deixar seu feijão congelado com cara de novo:
http://entretenimento.r7.com/receitas-e-dietas/noticias/deixe-seu-feijao-congelado-com-cara-de-novo-todos-os-dias-20110208.html

O que as marcas nas suas unhas dizem sobre sua saúde? - Superinteressante

O que as marcas nas suas unhas dizem sobre sua saúde? - Superinteressante

Doenças se manifestam da raiz do cabelo à ponta dos pés, mas as unhas são particularmente boas para delatar alterações na saúde. Isso acontece porque produzir unhas saudáveis é uma tarefa complexa e delicada. Se faltar algum zinco, ferro, cobre, água, entre outros, a matriz ungueal, responsável pelo seu cres­cimento, entrega um trabalho malfeito. Isso sem falar em agentes externos: unhas amareladas, por exemplo, podem ser sinal de fungos que aproveitaram uma imunidade baixa. Por isso, dermatologistas recomendam o autoexame das unhas. Se não estiver rosa e com a lúnula (a popular "meia-lua") bem branquinha, não precisa roê-las, mas marque uma consulta.


Na ponta dos dedos Saiba como as unhas são alteradas por algumas doenças


1. Amareladas

No caso de fumantes, o amarelo vem da impregnação da nicotina - liberada principalmente sobre a unha dos dedos médio e indicador. Além disso, baixa imunidade atrai fungos, como a cândida, que também pode deixar as unhas amareladas.


2. Azuladas

Enfisema, bronquite, asma e outras doenças pulmonares dificultam a tarefa de distribuir oxigênio para o corpo. Quando isso acontece, o sangue chega a alguns órgãos e tecidos já desoxigenado - ou seja, mais azulado, o que se reflete nos vasos sanguíneos das unhas.


3. Vermelhas


Causadas por problemas de circulação ou endocardite bacteriana. Neste caso, o endocárdio (membrana que reveste o coração) é invadido por bactérias que se multiplicam e migram para outras partes do corpo, como as unhas.


4. Manchas brancas

É um sinal de deficiência alimentar, que além disso provoca unhas secas, deformadas e quebradiças.


5. Esbranquiçadas

Típicas de quem sofre de doenças do fígado, como cirrose. Com a queda da taxa de albumina, substância proteica fabricada no fígado e liberada no sangue, a lúnula cresce, dando à unha um aspecto opaco.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Alimentos contra o Estresse

1 - Carboidratos complexos
Os carboidratos complexos são os alimentos que melhor aumentam a produção de serotonina (ligada ao bem-estar) e, portanto, são mais relaxantes e têm ação mais prolongada. A lista de opções conta com massas integrais, cereais e leguminosas: arroz integral, macarrão integral, batata, pão integral, mandioca, inhame, mandioquinha, batata-doce, feijão, grão-de-bico, ervilha, lentilha.

2 - Doces
Em uma situação aguda de estresse, vale apostar em qualquer alimento doce, como o chocolate (apenas um) ou mel. É que os Açúcares abrem caminho para o triptofano, um aminoácido que penetra no cérebro e produz serotonina. Mas cuidado para não cometer excessos e engordar. Os diabéticos devem se precaver por conta do aumento da glicemia.

3 - Cebola
A cebola colabora contra o estresse por contar com uma substância chamada quercetina. Além de excelente antioxidante, é um calmante natural. Os antigos egípcios já usavam a iguaria com a finalidade de acalmar.

4 - Fibras
O intestino produz 90% da serotonina do corpo. Então, aumente o consumo de fibras para melhorar a flora intestinal. Coma cereais integrais, frutas (principalmente com casca) e verduras. Lance mão de prebióticos e probióticos, como FOS (um tipo de fibra solúvel vendida em cápsulas) e lactobacilos, mas um profissional deve indicar se você necessita ou não desses recursos

5 - Hortaliças e frutas
Os alimentos devem oferecer vitaminas e minerais importantes para o metabolismo cerebral, como vitamina C, E, betacaroteno, complexo B e minerais (selênio, zinco, magnésio e lítio). Portanto, nada melhor que investir em hortaliças e frutas em geral.

6 - Arroz com feijão
Aposte em proteínas de origem vegetal. A combinação de arroz integral com feijão é uma boa dica, porque apresenta a mucuna, uma precursora de dopamina (ligada à sensação de prazer e motivação)

7 - Proteínas de origem animal e ômega 3
 Proteínas de origem animal também são indicadas. Podem vir de peixes de águas frias e frutos do mar. Além disso, os ácidos graxos poli-insaturados do tipo ômega 3 são úteis para melhorar o funcionamento do cérebro e estão no salmão, sardinha, arenque, trutas e também na linhaça

8 - Castanhas e sementes
Quando o assunto é combater o estresse, não se esqueça das castanhas (noz, castanha-do-Pará, amêndoa, pistache) e das sementes (abóbora, gergelim e linhaça)

Fonte: http://saude.terra.com.br/noticias/0,,OI5146557-EI16557,00-Confira+oito+alimentos+que+ajudam+a+combater+o+estresse.html

terça-feira, 24 de maio de 2011

Coisas que todo mundo deveria saber antes de comprar um CARRO!

Tá procurando um carro novo? Quer vender? Então não deixe de ler as dicas abaixo.

10 dicas para comprar carro usado


1 - Teste um carro antes de comprá-lo.
2 - Saiba quais são os carros que ninguém quer.
3 - Informe-se em sites e revistas especializadas sobre os veículos mais desejados.
4 - Se possível, compre o carro de um amigo.
5 - Pesquise preços em outras cidades.
6 - Tome o crédito certo.
7 - Descubra se o carro não é roubado.
8 - Cheque se o veículo não foi danificado em uma colisão grave.
9 - Identifique carros danificados por enchente.
10 - Analise o estado de conservação geral do veículo.


+ infos: http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/carros/noticias/dez-dicas-comprar-carro-usado-560871
Outras dicas: http://quatrorodas.abril.com.br/QR2/carros/usado/



Preferência do brasileiro
Os 10 carros mais vendidos em 2010


1. Volkswagen Gol
2. Fiat Uno
3. Chevrolet Celta
4. Chevrolet Corsa Sedan
5. Fiat Palio
6. Volkswagen Fox
7. Fiat Siena
8. Ford Fiesta
9. Ford Ka
10. Volkswagen Voyage


+ Infos: http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/carros/noticias/os-10-carros-mais-vendidos-em-2010



Seguros


"um preço de seguro considerado "excelente" varia entre 3% e 4% do valor do veículo"


"Acima de 4% até 6%, ainda é considerado um preço bom. Acima de 6% até 9%, o seguro é razoável, mas a partir de 9% do valor do carro, já pode ser considerado um seguro caro"


Infos completas + referencia de valores de seguros de diversas marcas: http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/carros/noticias/saiba-quais-carros-tem-seguros-mais-caros-561853
 Os 10 carros mais roubados do Brasil:


1. Fiat Stilo
2. Fiat Punto
3. Volkswage Spacefox
4. Volkswagen CrossFox
5. Peugeot 307
6. Fiat Fiorino
7. Volkswagen Voyage
8. Fiat Idea
9. Honda Civic
10. Volkswagen Fox 


Mais infos sobre cada carro do ranking: http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/carros/noticias/os-10-carros-mais-roubados-do-brasil?p=2#link




Carros Baratos - Benefícios
http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/carros/noticias/o-que-os-carros-mais-baratos-do-brasil-oferecem-2?p=5#link


Melhores carros para comprar

Ranking Guia 4 Rodas:

de até 30.000 reais: Fiat Mille 1.0 flex Economy
Carro de 30.000 a 35.000 reais: Renault Logan 1.6 8v flex Expression
Carro de 35.000 a 40.000 reais: Renault Symbol 1.6 8v flex Expression
Carro de 40.000 a 50.000 reais: Renault Symbol 1.6 16v flex Expression
Carro de 50.000 a 60.000 reais: GM Vectra 2.0 flex Expression
Carro de 60.000 a 70.000 reais: Toyota Corolla 1.8 flex XEi
Carro acima de 70.000 reais: Hyundai Azera V6 3.3 GLS aut.
Monovolumes compactos: Honda Fit 1.4 flex LX
Monovolumes médios: GM Zafira 2.0 flex Expression aut.
Aventureiros urbanos: Ford EcoSport 1.6 flex XLT Freestyle
Peruas médias: Renault Mégane Grand Tour 2.0 Dynamique
Peruas pequenas: Peugeot 207 SW 1.4 flex XR
Picapes leves: GM Montana 1.4 flex Conquest
Picapes médias (cabine simples): Ford Ranger 2.3 4x2 Sport
Picapes médias (cabine dupla): Nissan Frontier 2.5 4x2 diesel XE
Picapes médias (cabine dupla) acima de 80.000 reais: Toyota Hilux 3.0 4x4 diesel SR
Melhor compra: Renault Symbol 1.6 8v flex Expression e Hyundai Azera V6 3.3 24v GLS
Clique aqui e veja o ranking completo publicado no site da Quatro Rodas.


Dicas para negociar a venda do seu carro
Características do veículo, paciência na negociação e busca constante por comprador ajudam a reduzir a depreciação
http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/carros/noticias/como-fazer-bom-negocio-hora-vender-carro-560246

 Dicas para negociar a compra do seu carro
Veja cinco dicas para dar as cartas na hora de negociar a compra de um novo automóvel
http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/carros/noticias/como-nao-cair-labia-vendedor-compra-carro-561263


6 erros na hora de comprar um carro
A maioria das pessoas se deixa levar pela emoção na hora de adquirir um automóvel. Tal atitude pode acabar custando caro para o bolso do consumidor

1 - Não considerar o valor total da compra
2 – Não dar uma entrada suficiente
3 – Baixar a guarda
4 – Tomar decisões intempestivas
5 – Não saber o que quer
6 – Focar apenas no pagamento da vez
http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/carros/noticias/6-erros-na-hora-de-comprar-um-carro

Carros importados
http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/carros/noticias/quando-carro-importado-pode-virar-problema-560789


Carros fora de linha
http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/carros/noticias/pros-contras-comprar-carro-saiu-linha-560635


Direitos do Consumidor
http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/carros/noticias/atraso-entrega-carro-permite-cancelar-compra-561791


http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/carros/noticias/saiba-como-funciona-garantia-veiculos-novos-usados-562028


http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/carros/noticias/juro-zero-compra-veiculos-pode-ser-propaganda-enganosa-560191

http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/carros/noticias/as-montadoras-que-mais-fizeram-recalls-no-brasil



Dicas gerais sobre carros
 http://www.carrosnaweb.com.br/dicas.asp

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Como os spams da Internet descobrem nossos e-mails?

Está pronto para a verdade? Na maioria dos casos, é você quem fornece seu endereço para os spammers, pessoas que infestam a sua caixa postal com propagandas que você nunca pediu.

Por exemplo: sabe quando você acredita em pop-ups - aquelas irritantes janelas que surgem na tela - oferecendo senhas gratuitas para sites pornográficos em troca do seu endereço de e-mail? Pronto! Os caras podem até mandar um código pra você ver umas minas peladas. Mas, geralmente, isso é só uma desculpa para essa gente enviar mensagens publicitárias para você, prometendo desde o ensino de idiomas até aumentar o tamanho do bilau.

E haja spam: de acordo com o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança - uma entidade especializada em segurança da internet -, em agosto deste ano, um em cada quatro e-mails enviados no Brasil era spam! Mas você não é o único culpado. Os spammers ainda atacam com outras técnicas (dá uma olhada no quadro abaixo). Para que tanto esforço? Basicamente, porque o spam é uma forma barata de se fazer propaganda.

E em um universo de milhões de contas, os spammers sempre conseguem atrair uma parcela de clientes. "39% das pessoas admitem que clicam em links enviados em e-mails não solicitados", diz o analista Marcel Nienhuis, especialista em pesquisas sobre a internet.

Detetives do lixo
Quatro técnicas que os spammers usam para descobrir seu endereço
VARREDURA MANUAL
Funcionários das empresas de spam navegam pela net coletando endereços exibidos em grupos de discussão ou salas de bate-papo. Depois, eles mandam propaganda para todo mundo que deu mole e deixou endereço nessas listas

VARREDURA COM ROBÔS
Alguns spammers usam softwares que varrem telas de sites à procura do símbolo "@", essencial para um endereço de e-mail. Eles capturam os endereços, montam uma megalista e mandam spams para a galera

TENTATIVA E ERRO
Softwares disparam e-mails "adivinhando" o usuário pela combinação de letras. Se o seu e-mail for jsilva@abc.com, o programa manda mensagens para jsilver, jsilv e jsilva, por exemplo. As duas primeiras voltam, mas a terceira chega...

COMÉRCIO ILEGAL
Combinando as três técnicas anteriores, piratas coletam endereços e os gravam em CDs. Depois, vendem o produto para empresas de spam. No centro de São Paulo, um CD pirata com 1 milhão de endereços sai por 10 reais!


Aquecimento global pode acabar com o pão francês – Planeta Sustentável

Aquecimento global pode acabar com o pão francês – Planeta Sustentável

Já pensou em ter que tirar, para sempre, da sua dieta o delicioso pão francês? Pois um estudo realizado pelos pesquisadores da Science concluiu que, por culpa do aquecimento global, estamos cada dia mais perto dessa realidade.

A pesquisa analisou o impacto das mudanças climáticas nas quatro principais culturas consumidas pela população mundial – trigo, arroz, milho e soja – e concluiu que a produção do trigo é a mais afetada pelo aumento da temperatura: atualmente, ela está 5,5% menor do que se os termômetros não tivessem subido e a tendência é essa porcentagem aumentar junto com a temperatura global.

Sendo assim, a produção de todos os alimentos à base de trigo – como pães, massas e bolachas – sofrerá redução, mas a maior ameaça é à fabricação do pão francês. Isso porque, de acordo com os pesquisadores, a iguaria – também conhecida como cacetinho, média e carioquinha, entre outros nomes, pelo Brasil afora – é uma das que possui maior teor de glúten: uma proteína encontrada na semente do trigo.

Ainda segundo os cientistas, por enquanto, os avanços nas tecnologias de produção estão dando conta de combater os efeitos da natureza e manter o ritmo de fabricação da iguaria, mas, quanto mais a temperatura subir, mais difícil será evitar o desaparecimento do pãozinho francês. Será que, com essa notícia, mais pessoas se animam a lutar contra o aquecimento global?

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Os melhores restaurantes do mundo - Ranking Restaurant Magazine 2011

O ranking, criado pela Restaurant Magazine, foi formado por um juri de 800 profissionais - gastrônomos, críticos, chefs e gourmets - de vários continentes.

Temos 3 brasileiros na lista: D.O.M.(7º), Fasano (59º), e o Maní (74º).

TOP 10

1 - Noma – Copenhagen, Dinamarca
Há duas edições consecutivas do prêmio, o Noma, restaurante dinamarquês chefiado por
René Redzepi é o número um absoluto entre os melhores restaurantes do mundo. Para a
Restaurant, a combinação entre o uso de ingredientes simples e impecável execução
dos pratos, todos de origem nórdica, é, literalmente, a receita do sucesso. Ainda de
acordo com a publicação, a experiência gastronômica, oferecida por toda a equipe do
restaurante, é emocionante e intensa.

2 – El Celler de Can Roca, Girona, Espanha
A sofisticada lista preparada pela Restaurant dá espaço de sobra para restaurantes
familiares. Um deles, que segura com honra a segunda posição entre os melhores, é o
El Celler de Can Roca, administrado pelos irmãos Joan, Josep e Jordi Roca. A
culinária do El Celler é definida como emocionante, uma vez que a mistura de
ingredientes diferentes é, de acordo com a publicação, capaz de suscitar memórias
afetivas agradáveis do passado a quem aparece por aquelas bandas para uma refeição.

3 – Mugaritz - Errenteria, Espanha
Segundo espanhol a aparecer na exclusiva seleção dos melhores restaurantes do mundo,
o Mugaritz é conhecido por um menu que muda de acordo com os ingredientes que o chef
Andoni Luiz Aduriz consegue de mais fresco nos mercados locais ou na horta do
próprio restaurante. Segundo a Restaurant, a proposta do Mugaritz é simples: ligar
seus clientes à natureza. Proposta que, pelo visto, deu certo. O restaurante veio da
quinta posição na edição 2010 do prêmio diretamente para a terceira colocação.

4 – Osteria Francescana, Modena, Itália
Além de galgar duas posições desde a última edição do prêmio, o Osteria Francescana
é carimbado com duas estrelas pelo famosos Guia Michelin e é considerado o melhor
restaurante italiano. A culinária do inventivo Massimo Bottura é definida pela
Restaurant como excitante e gratificante.

5 – The Fat Duck, Berkshire, Reino Unido
Um dos únicos restaurantes do Reino Unido a receber três estrelas do famoso Guia
Michelin, o Fat Duck, apesar de bem ranqueado, não está necessariamente em seu
melhor momento. Há dois anos atrás, o local passou pelo vexame de ter sido
interditado pela vigilância sanitária inglesa, sob suspeitas de intoxicações
alimentares. Além disso, o restaurante caiu duas posições desde a edição do ano
passado da lista dos melhores do mundo. Ainda sim, a Restaurant celebra o fato de
seu chef Heston Blumenthal ter sido o percursor da culinária experimental no Reino
Unido e define a experiência de comer no Fat Duck como divertida e sorridente.

6 – Alinea – Chicago, EUA
As panelas do Alínea são coordenadas pelo chef Grant Achatz, num restaurante que é
sucesso em Chicago. Além de estar colocado entre os dez melhores de acordo com os
críticos ouvidos pela Restaurant, o Alínea conta com a marca máxima do reconhecido
Guia Michelin, as famosas três estrelas. Para a Restaurant, absolutamente tudo no
Alínea é único: desde sua culinária desconstruída, passando pela combinações
peculiares de sabores até apresentação teatral de cada prato.

7 – D.O.M. São Paulo, Brasil
Eis que finalmente surge no ranking um representante brasileiro entre os dez
melhores restaurantes do mundo. O D.O.M., liderado pelo tatuado Alex Attala, é
definido pela Restaurant como um restaurante “prioridade” para entusiastas da
gastronomia global. A mistura entre ingredientes brasileiros e da cozinha
contemporânea foi a responsável por colocar o restaurante paulistano na rota da
crítica e do sucesso internacional.

8 - Arzak – San Sebastián, País Basco, Espanha
Terceiro e último espanhol entre os melhores restaurantes do mundo, o Arzak é mais
um representante da cozinha familiar. Liderado Juan Mari Arzak e Elena Arzak Espina,
que são pai e filha, os pratos do restaurante são descritos como “coloridos e
imaginativos” pela Restaurant. De acordo com a revista, a dupla consegue balancear a
equação tradição versus inovação de maneira organizada, em conjunto com um serviço
caloroso e bem familiar.

9 – Le Chateaubriand, Paris, França
Conduzido pelo barbudo Inaki Aizpitarte, o Le Chateaubriand oferece aos seus
clientes uma cozinha democrática, acessível e divertida. Além de levar para casa a
nona colocação entre os melhores restaurantes do mundo, o Le Chateaubriand ainda
fica com títulos interessantes, como o que o considera o restaurante que escalou
mais rápido para as primeiras posições. Quando entrou na lista, em 2009, o
restaurante estava lá trás, na 40ª posição, passando, incrivelmente, para a 11ª
colocação em 2010, até se firmar na 9ª posição na edição atual da lista.

10 - Per Se, Nova York, EUA
Thomas Keller é o chef responsável pelo manejo das panelas e frigideiras deste que é
considerado o décimo melhor restaurante do planeta. Além deste título, o restaurante
também carrega o peso da nota máxima conferida pelo Guia Michelin e suas três
estrelas. Localizado em Nova York, o Per Se troca diariamente o menu. Ou seja, com
oito anos de existência, o restaurante já serviu cerca de 30 mil pratos diferentes,
“porém sempre refinados”.

Para conferir a lista com os 50 melhores:
http://www.theworlds50best.com/awards/1-50-winners

O nome do prêmio é "The Word's 50 best" mas a lista vai até o numero 100, confira:
http://www.theworlds50best.com/awards/51-100-winners

Neste link você encontroa mais informações sobre as escolhas, comentários e as listas dos anos anteriores: http://www.theworlds50best.com/

Fonte Top 10: http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/consumo/noticias/os-10-melhores-restaurantes-
do-mundo

1 L de óleo jogado pelo ralo da pia polui até 25 mil litros de água!!

Você fritou aquela batatinha crocante. Preparou bolinho de chuva e pastel. E fez o que com o óleo que sobrou? Muitas vezes, ele pode ser usado no preparo de outra receita, mas uma hora, é certo, terá de ser descartado. Ao invés de jogá-lo pelo ralo da pia, existem algumas formas mais sustentáveis de descarte, já que um único litro de óleo descartado de forma incorreta polui até 25 mil litros de água.

Muita coisa pode ser feita com o óleo de cozinha usado: fabricação de tintas, sabão, detergentes e biodiesel.

Alguns países como Bélgica, Holanda, França, Espanha e Estados Unidos possuem até recomendações oficiais para o descarte correto de óleos e gorduras de frituras. No Brasil, só em São Paulo, o volume mensal de compra do produto é de mais de 20 milhões de litros, segundo pesquisa da Nielsen. E pouca gente faz o descarte correto.

Além do mau cheiro, o óleo:

- Prejudica o funcionamento das estações de tratamento de água, entope canos, pode romper redes de coleta e encarece o processo de tratamento;

- Quando chega a rios e oceanos, cria uma barreira que dificulta a entrada de luz e bloqueia a oxigenação da água, o que compromete o equilíbrio ambiental;

- Exige uso de produtos químicos altamente tóxicos para limpeza de encanamentos contaminados;

- Impermeabiliza solos, dificulta o escoamento da água das chuvas, contamina o lençol freático e, em decomposição, emite grande quantidade de gases tóxicos na atmosfera.

O que fazer?
Se você ainda tem o hábito de jogar o óleo de cozinha pela pia, dá para ajudar a mudar essa realidade. Armazene-o em garrafas e procure postos de coleta.

O Instituto Akatu tem uma lista nacional de postos de coleta de óleo usado.
A ONG TREVO, especializada em coleta e reciclagem de resíduos de óleo, também disponibiliza uma lista com alguns endereços de postos de coleta.

Fonte: Lydia Cintra - 17/05/11 
http://super.abril.com.br/blogs/ideias-verdes/2011/05/17/descarte-de-oleo-de-cozinha-e-coisa-seria-ja-pensou-nisso/

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Até 80% do consumo de água nas casas vem das descargas

Você já parou para pensar na descarga dos vasos sanitários da sua casa? Para economizar água, até esse detalhe é importante. Nem todos os tipos de descargas disponíveis no mercado oferecem padrões aceitáveis de economia.

Os números são expressivos: em um prédio comercial, por exemplo, a água consumida nas descargas representa de 50% a 70% do consumo total do edifício. Nas casas, chega a 80% o uso das descargas para remoção de dejetos líquidos.

Nos últimos anos, o mercado brasileiro tem se ajustado à norma NBR 15.097/04, da ABNT, que fixa o consumo máximo de 6 litros de água por descarga para todos os tipos e modelos. No entanto, uma descarga pode chegar a consumir até 15 litros de água, ou seja, mais do que o dobro determinado.
Se você estiver fazendo uma reforma ou construindo um novo imóvel, o ideal é dar preferência a caixas de descarga no lugar das válvulas. Existem ainda bacias sanitárias com sistema “dual” de descarga, que economizam até 40% de água em comparação ao sistema convencional, uma vez que apresentam duas opções de descarga: de 6 ou 3 litros. Outra opção conhecida e aplicada comercialmente são as descargas a vácuo, que consomem 1,5 litros de água por vez. Neste caso, porém, o gasto de energia elétrica é considerável.

O impacto é tão intenso que, em 2009, a ONG SOS Mata Atlântica criou a campanha Xixi no banho, que estimula o hábito para poupar descargas. Você aplica a ação no dia-a-dia?

Fonte: Lydia Cintra - 13 de maio de 2011 - http://super.abril.com.br/blogs/ideias-verdes/

12 erros que toda mulher comete e que acabam com os cabelos

1.Passar condicionador na raiz: o condicionador colabora com o aumento da oleosidade e, como tampa os poros capilares, aumenta a incidência de caspa. "Existem cabelos que possuem raiz oleosa, e o condicionador aumenta ainda a produção de sebo. Já a caspa pode aparecer em casos avançados, já que o condicionador irá fazer o couro cabeludo ficar com excesso de umidade, tampando os poros capilares", explica o cabeleireiro Gennaro Preite.


2.Deixar o condicionador no cabelo: os condicionadores abrem as escamas dos fios. "Assim conseguem penetrar e tratá-los", afirma o cabeleireiro Paulo César Schettini. Mas deixar o produto depois do banho é péssimo, porque as escamas não se fecham, o cabelo fica elástico e acaba se quebrando à toa. 


3.Esquecer as hidratações: a hidratação tem a capacidade de dar leveza e nutrir os cabelos, recuperando a maciez, o brilho e o aspecto saudável deles. Em função do grande uso dos produtos químicos (tinturas, alisamentos, relaxamento, entre outros), os fios tendem a ficar danificados. A função da hidratação é de reverter tudo isso. Mesmo os fios oleosos merecem hidratações, feitas com produtos específicos. 


4.Lavar os cabelos com água quente: evite a água muito quente, pois ela pode causar irritações no couro cabeludo, estimulando a produção de sebo e favorecendo a oleosidade, o que também inibe o crescimento dos fios. "Varie sempre o xampu e o condicionador e use um xampu de limpeza profunda (uma vez por semana ou a cada 15 dias) para retirar excessos de químicas, sujeira e oleosidade para que o couro respire melhor", explica o cabeleireiro Marcus Corazza.


5.Usar máscara hidratante na praia:não adianta inventar. Para tomar sol, o ideal é passar um creme sem enxágue com proteção solar. E nada mais. "Muitas mulheres acham que, usando uma máscara mais poderosa, estão protegendo o cabelo", diz Paulo César.

Na verdade, elas estão queimando os fios. Esses produtos, além de não formarem uma capa contra os raios ultravioletas, têm um tempo de permanência. Excedê-lo enfraquece os cabelos. 



6.Prender os fios molhados: fazer isso uma vez ou outra não tem problema nenhum. Mas achar que vai domar o volume dos fios dando um bom nó em volta deles é assinar um atestado de raiva permanente.

"Manter o couro cabeludo molhado por muito tempo faz juntar fungos e criar caspa, além de enfraquecer a raiz e provocar a queda", afirma Paulo César. Usar um leave-in e evitar o vento enquanto a cabeça não seca são medidas suficientes para evitar o cabelo armado demais.



7.Passar chapinha no cabelo molhado: este é um daqueles pecados sem misericórdia nenhuma. A gravidade é tanta que dá para sentir os efeitos na mesma hora. Os fios são profundamente agredidos. Além de queimados, eles se quebram. "O único jeito de consertar é cortando", alerta Paulo Schettini. Antes de usar a prancha, seque bem os cabelos. Nem úmidos eles podem estar.

8.Usar o secador do jeito errado: procure mantê-lo a 30 centímetros de distância da cabeça e sempre com a temperatura intermediária ou fria, nunca na máxima, para não queimar e danificar os fios. Também evite direcionar o jato quente para a cabeça, isso estimula a oleosidade na raiz e diminui a duração da sua escova.

9.Ficar mais de três meses sem cortar: para muita gente, isso é papo de cabeleireiro. Mas não é, fique certa. A não ser que seu cabelo demore muito para crescer, este é o tempo médio de duração de um corte. Passada essa fase, as pontas começam a abrir e os fios quebram-se com facilidade. Os arrepiados aumentam o volume e os fios fracos começam a cair.

10.Desembaraçar com escovas maleáveis demais: as cerdas moles são de manuseio mais difícil, além de quebrarem os fios. Por isso, os especialistas recomendam um pente com dentes bem largos e firmes ou uma escova do tipo raquete, mais resistente.



11.Fazer mais de duas químicas:você precisa escolher os tratamentos que quer aplicar. Relaxamento, coloração, progressiva, luzes... tudo isso junto deixa os fios porosos e fracos demais, arrebentando todas as pontas. "Escolha dois tratamentos, no máximo, e faça hidratações mensais, no mínimo", indica Paulo.

12.Dispensar o leave-in: quem pretende aderir ao look natural, atenção para o alerta da cabeleireira Daniela Rocha: sem xampu, condicionador e cremes leave-in (cremes sem enxágue) não existem cachos bonitos. Isso porque cabelos crespos precisam de mais cuidados, pois as curvas dos fios dificultam que a oleosidade natural presente na raiz chegue até as pontas - assim, elas acabam ficando ressecadas, daí a importância da hidratação. E nada de improvisar, usando o condicionador como se fosse um leave-in. "O enxague é necessário no caso do condicionador. Só assim as cutículas (camada externa) dos fios são fechadas. Do contrário, o cabelo enfraquece, quebrando mais facilmente e aumentando o efeito arrepiado", diz a profissional.


Fonte: http://minhavida.uol.com.br/conteudo/12119-12-erros-que-toda-mulher-comete-e-que-acabam-com-os-cabelos.htm

Os 10 tipos de alimentos mais prejudiciais à saúde – Superlistas

Os 10 tipos de alimentos mais prejudiciais à saúde – Superlistas

1- Refeições prontas congeladas
2- Embutidos (salsicha, linguiça, mortadela, presunto, salame)
3- Caldos e temperos industrializados
4- Biscoito recheado
5- Salgadinhos
6- Refrigerante
7- Frituras
8- Churrasco
9- Margarina
10- Açúcar