quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Alimentos contra a TPM

Você sabia que alguns alimentos podem acabar de vez com os sintomas chatos da TPM?

Sim, existe dieta para isso, mas é preciso, primeiro, identificar qual o grau da sua TPM para saber a dieta mais indicada para você. Isso porque as mulheres são diferentes e os sintomas sentidos por elas também. 

São conhecidos quatro tipos de tensão pré-menstrual: ansiedade, depressão, compulsão por carboidratos e inchaço.

“Vale lembrar que é possível ter todas elas juntas e, normalmente, a depressão vem associada à outra”, esclarece Denise Noguêra, nutricionista funcional fitoterápica. É importante pontuar ainda que os alimentos não devem ser consumidos somente nos dias que antecedem a menstruação, mas durante todos os dias do ciclo menstrual para que os efeitos sejam de longo prazo.

Ansiedade -  Mulheres que fazem parte desse grupo costumam ter oscilações de humor e irritabilidade. “Isso acontece devido ao aumento da adrenalina, que causa ansiedade, e da noradrenalina, que aumenta a irritabilidade”, explica Denise. De acordo com a nutricionista, elas têm falta de cálcio e triptofano. Para elas, a dieta deve ter magnésio, bóro, selênio, ômegas, vitamina B6 e vitamina E. Neste caso, os alimentos específicos para serem consumidos são: banana, inhame, castanha-do-pará e linhaça. “Uma banana por dia, consumida todos os dias ajuda realmente no combate a esses sintomas”, ressalta Denise.

Depressão - Essas mulheres geralmente choram muito no período pré-menstrual, têm esquecimento, confusão mental e insônia. De acordo com a nutricionista, dificilmente esse sintoma aparece sozinho, é comum que esteja associado a algum dos outros três. Costuma acontecer por baixa do estrógeno e mau funcionamento do intestino. Para essas pessoas é indicado evitar açúcar, gordura animal e margarina. Em contrapartida, elas devem consumir ácido fólico, ômegas e lactobacilos. “Frutas, verduras e legumes são muito recomendados”, diz Denise.

Compulsão por carboidrato - Os sintomas são mais apetite, dor de cabeça, cansaço, alteração do metabolismo do pâncreas e das glândulas suprarrenais. Os nutrientes indicados são: cromo e vanádio, triptofano, magnésio e vitamina B6. Podem ser encontrados em alimentos como açúcar mascavo, saladas e cereais integrais. Segundo Denise, comer uma maçã por dia também auxilia na melhora dos sintomas.

Inchaço - As mulheres que têm retenção de líquido chegam a aumentar de um a dois quilos na balança no período da TPM. Por isso, devem consumir alimentos diuréticos, com zinco e vitamina B6. Os indicados são: melancia, melão, morango, saladas de folhas, chuchu e chá de gengibre.

TOP 5:

* Alimentos diuréticos como melão e melancia ajudam a combater o inchaço;
* Castanhas são boas para combater ansiedade na TPM
* Comer uma banana por dia pode evitar oscilações de humor e irritabilidade
* Cereais integrais evitam a compulsão por carboidrato
* Verduras podem ajudar a combater a depressão da TPM

Compartilhado de: Terra - http://saudeparaelas.terra.com.br/noticias/ciclo-menstrual/confira-alimentos-infaliveis-da-dieta-contra-a-tpm

Nenhum comentário:

Postar um comentário